História e epopeia em José Craveirinha - uma leitura sobreposta de Karingana ua Karingana e Xigubo
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2009.v10n1a57478Palavras-chave:
epopeia, história, cidadania, nação, poesia, Moçambique.Resumo
Craveirinha é um poeta que participa na saga fundadora e na promoção do sentido de cidadania de Moçambique; por isso seus poemas inspiraram a letra e a essência do hino nacional moçambicano. A leitura de Karingana ua Karingana e Xigubo se assenta em uma dupla perspectiva que aborda, de um lado, a linguagem, o ritmo, as figuras de estilo e, de outro, a história e a epopeia do povo moçambicano. Na luta para conquistar a liberdade e construir a nação, o povo teve de enfrentar dificuldades e obstáculos, embora pressentisse a certeza da vitória, uma vez que podia ter como paradigma seus heróis, mitos, lendas, fábulas e narrativas.Downloads
Publicado
2023-03-19
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).