A Negritude de Solano Trindade
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2009.v10n1a57480Palavras-chave:
negritude, dimensão cósmica, comprometimento, ironia, identidadeResumo
O presente artigo surge como um contributo para uma leitura da obra poética de Solano Trindade, à luz da estética e da ideologia da Negritude. Quer pela dimensão filosófica e cósmica, quer pela tonalidade irônica e distanciada, ou ainda pela afirmação do sujeito, descobre-se a obsessão da consciência do discurso e do acto de Solano. Assim, podemos detectar linhas homológicas marcantes, como ainda vectores ideológicos e ontológicos de real importância.Downloads
Publicado
2023-03-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).