O pacto de leitura em A confissão de Lúcio
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2011.v11n2a57639Resumo
O prólogo de A Confissão de Lúcio é um verdadeiro pacto de leitura proposto por Lúcio, narrador-personagem. Nele são lançadas as diretrizes para um modo de ler a narrativa que se inicia. Porém, a forma como a história é conduzida e retratada leva à irrealização desse pacto tanto por parte do leitor, como do próprio narrador. Pretende-se, neste trabalho, analisar de que maneira o prólogo negocia com o restante da narrativa. Portanto, a análise aqui apresentada se divide em três camadas de leitura. A primeira parte da proposta inicial do narrador, que busca reportar ao leitor apenas fatos de uma confissão. A segunda observa como os fatos que cons- tituem a narrativa são distorcidos pela memória do narrador. E, por último, verifica-se como a mistura de fato, memória e sentimento se transforma em uma espécie de sedução da linguagem escrita. Dessa forma, essa leitura de A Confissão de Lúcio busca decifrar a motivação da narrativa de Lúcio, seus meios para alcançar sua finalidade e a realização dessa confissão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).