Ruína e esquecimento em Risque esta palavra
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2022.v19n2a58784Palavras-chave:
Ruína, Comparação, Processos, Passagem do tempo, MemóriaResumo
Esse artigo busca analisar o poema “por que um barco volta a ser madeira” de Ana Martins Marques, publicado no livro Risque esta palavra, mais especificamente na seção “porta de saída”. A análise tem como objetivo entender como a passagem do tempo e a morte se relacionam com a ruína, ou melhor, como os processos de arruinamento aplicados a materiais e ao ser humano são construídos através desses elementos relacionados. Para isso, serão necessários os referenciais teóricos de Sophie Lacroix em “esthétique des ruines” e de Georges Didi Huberman em “cascas” para que seja possível observar as imagens criadas, bem com as comparações feitas para definir esses processos e como eles se manifestam nas estruturas sintáticas que formam o poema, principalmente relacionadas aos verbos.
Referências
DIDI-HUBERMAN, Georges. “Cascas.” São Paulo: Editora 34 (2017).
LACROIX, Sophie. "Ce que nous disent les ruines: la fonction critique des ruines." Ce que nous disent les ruines (2007): 1-318.
MARQUES, Ana Martins. Risque essa palavra. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
MATEUS, Alfredo LML, Andréa H. Machado, e Patrícia A. Aguiar. “Tabela de tempo de decomposição de materiais: contexto para a abordagem de química ambiental no ensino profissional de nível médio.” Química nova na escola 41.3 (2019): 259-265.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).