“Um dia talvez venha aquecer o mundo”: Mário Cesariny, Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2022.v19n2a58943Palavras-chave:
Arte, Mário Cesariny, Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes.Resumo
Este artigo propõe uma leitura de duas ideias centrais de Mário Cesariny sobre Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes. A argumentação parte da afirmação citada pelo poeta português de que a arte de Vieira da Silva se define como uma filosofia. A partir dessa percepção, recorremos a uma outra, de Cesariny, de que Arpad Szenes tem uma pintura pura. Nesse sentido, são relevantes ao artigo os desdobramentos dessas definições sobre as percepções que interessam a Mário Cesariny.
Referências
Referências bibliográficas:
BESSA-LUÍS, Agustina. Longos dias têm cem anos: presença de Vieira da Silva. Lisboa: Guimarães Editores, 2009.
CESARINY, Mário. Vieira da Silva Arpad Szenes ou O Castelo Surrealista. Lisboa: Assírio & Alvim, 2008.
CHAUI, Marilena. Janela da Alma, Espelho do Mundo. In: NOVAES, Adauto (org). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
D’ORS, Eugenio. Du baroque. Paris: Galimard, 1970.
LESSA, Maria Silva Prado. A iluminação do Real: Mário Cesariny lê Vieira da Silva. ELyra: Revista Da Rede Internacional Lyracompoetics, (7), 2016. Obtido de https://www.elyra.org/index.php/elyra/article/view/115
PHILIPE, Anne. O fulgor da luz: conversas com Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes. Lisboa: Rolim, 1995.
VIEIRA DA SILVA, Maria Helena; CESARINY, Mário. Gatos comunicantes: correspondências entre Maria Helena Vieira da Silva e Mário Cesariny (1952 — 1985). Apresentação José Manuel dos Santos, edição e textos de Sandra Santos e António Soares. Lisboa: Assírio & Alvim / Fundação Arpad Szenes — Vieira da Silva, 2008.
WÖLFFLIN, H. Renascença e Barroco. Tradução: Mary Amazonas Leite de Barros e Antonio Steffen. São Paulo, Perspectiva, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).