Hélène Cixous e a literatura brasileira dissidente
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2022.v19n2a60139Palavras-chave:
O riso da Medusa, Hélène Cixous, Amara Moira, Angélica Freitas, Corpos dissidentes.Resumo
A partir da definição de escrita feminina elaborada por Hélène Cixous em O riso da Medusa, de 1975, este artigo busca averiguar a presença de sua relevância teórica e estrutural na insurgência de escritas literárias produzidas por corpos dissidentes em sua constante luta contra o falocentrismo heteronormativo que ainda hoje fomenta social e culturalmente o meio literário brasileiro. Por seu estreito diálogo com as ideias de Cixous, enquanto resposta à sua convocação literária revolucionária, analisaremos o fazer poético de duas escritoras brasileiras contemporâneas, Amara Moira e Angélica Freitas, no intuito de demonstrar como esses corpos de escritas dissidentes performam a escrita feminina cixousiana.Referências
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos [Tomo I]. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.
BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem. In: ______. Escritos sobre mito e linguagem. Tradução de Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2013.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
CIXOUS, Hélène. O riso da Medusa. Prefácio de Frédéric Regard; tradução de Natália Guerellus e Raísa França Bastos; posfácio de Flavia Trocoli. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
DORLIN, Elsa. Sexo, gênero e sexualidades: introdução à teoria feminista. Tradução de Jamille Pinheiro Dias e Raquel Camargo. São Paulo: crocodilo / Ubu Editora, 2021.
FLORESTA, Nísia. Opúsculo humanitário. Prefácio de Maria da Conceição Lima Alves; notas de Maria Helena de Almeida Freitas e Mônica Almeida Rizzo Soares. Brasília: Senado Federal, 2019.
FREITAS, Angélica. Um útero é do tamanho de um punho. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
FREITAS, Angélica. Canções de atormentar. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
FREITAS, Angélica. Rilke shake. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
FREITAS, Natália Oliveira de; SOUZA, Josueida Carvalho de; ARAÚJO, Ednaldo Cavalcante de. O universo dos t-lovers. UFPE Revista de Enfermagem on line. Recife, v. 9, n. 4, abr., pp. 01-03, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5205/01012007.
MOIRA, Amara. Neca + 20 poemetos travessos. Uberlândia: O Sexo da Palavra, 2021.
PALHA, Amanda. Prefácio. In: MOIRA, Amara. Neca + 20 poemetos travessos. Uberlândia: O Sexo da Palavra, 2021.
PIMENTEL, Davi Andrade. Traduzir o (in)traduzível idioma de Hélène Cixous. Caligrama. (No Prelo).
PIVA, Roberto. Morda meu coração na esquina: Poesia reunida. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Record, 2004.
REGARD, Frédéric. AO!. In: CIXOUS, Hélène. O riso da Medusa. Prefácio de Frédéric Regard; tradução de Natália Guerellus e Raísa França Bastos; posfácio de Flavia Trocoli. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
SILVA, Leandro Souza Borges; FREITAS, Ricardo Oliveira de. A reinvindicação do espaço urbano em E se eu fosse puta, de Amara Moira. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, [S. l.], n. 61, p. 1–10, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2316-4018619.
STEINER, George. Depois de Babel: questões de linguagem e tradução. Tradução de Carlos Alberto Faraco. Curitiba: Editora da UFPR, 2005.
TREVISAN, João Silvério. Devassos no Paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.
VIDARTE, Paco. Ética bixa: proclamações libertárias para uma militância LGBTQ. Tradução de Maria Selenir Nunes dos Santos e Pablo Cardellino Soto. São Paulo: n-1 edições, 2019.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Tradução de Vanessa Barbara. Rio de Janeiro: Antofágica, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).