Do gosto de morangos mofados aos frescos morangos vivos vermelhos: sobre o labor poético de Caio Fernando Abreu
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2022.v19n2a60147Palavras-chave:
Morangos mofados, Caio Fernando Abreu, contos, composição.Resumo
O presente trabalho tem como propósito fazer uma leitura do conto “Morangos mofados”, narrativa que fecha o livro Morangos mofados (1982), de Caio Fernando Abreu. Buscamos desenovelar do próprio conto seus elementos construtivos, apresentar os fios poéticos que unem o conto a outras narrativas da obra, bem como pensar como a narrativa reflete o conceito da obra e de que maneira o livro a ilumina numa compreensão mais dilatada. Por fim, objetivamos aclarar a escrita e o labor poético do autor gaúcho, tendo sempre como norte a fusão entre dois gêneros que a literatura de Caio Fernando Abreu tende a praticar: prosa e poesia.
Referências
ABREU. Caio Fernando. Autores gaúchos, v. 19, Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, 1995, p. 4.
______. Cartas. Ítalo Moriconi (org.). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
______. Morangos mofados. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
______. Pequenas epifanias. Rio de Janeiro: Agir, 2006.
AGAMBEN, Giorgio. A ideia da prosa. Tradução de João Barreto. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
GENETTE, Gérard. Paratextos Editoriais. Tradução de Álvaro Faleiros. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
HOLANDA, Heloísa Buarque de. “Hoje não é dia de rock”. In: ABREU, Caio Fernando. Morangos mofados. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
LINS, Osman. Avalovara. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
SILVA, Bruno Santos Pereira da. ‛Quando o verso é reverso sem deixar o verso’”: a composição poética dos Morangos mofados de Caio Fernando Abreu. 2019, 126 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).