Os tecidos da crítica
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2022.v19n2a60497Palavras-chave:
Crítica Literária, Angola, Moçambique.Resumo
O texto é um convite à leitura do trabalho ensaístico da professora Carmen Lúcia Tindó Ribeiro Secco, republicado agora pela editora Kapulana ano de 2021. Convite que se realiza em resenha, gênero analítico talvez insuficiente para dar conta da costura crítica proposta pela autora em seus ensaios. Assim assumimos que essa leitura toca pouco mais que a superfície da textura/tecitura que Secco nos (re)apresenta, cabendo ao leitor a responsabilidade de buscar sua profundidade no contato com o próprio livro. Partimos do diálogo proposto pela própria autora na apresentação para indicar como esse pano crítico, que se faz também arquivo/curadoria, é incontornável no campo da biblioteca crítica das literaturas de Angola e Moçambique.Referências
BARTHES, Roland. O Prazer do texto. Trad: J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2006.
SECCO, Carmen Lúcia Tindó. A magia das letras africanas: Angola e Moçambique. São Paulo: Kapulana, 2021.
Downloads
Publicado
2023-10-20
Edição
Seção
Resenhas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).