Aspectos da música usufruída por brasileiros na Itália durante a Campanha da FEB

Autores

  • Maria Elisa Pereira

Palavras-chave:

Segunda Guerra Mundial, FEB, Cantos de guerra, Crítica imanente, Paródia

Resumo

Este artigo analisa, mais do que os cantos de guerra do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o Brasil dos cantos de guerra. Trabalha com as peças criadas pelos combatentes na Itália e com as músicas difundidas pelos músicos militares e pelas transmissões de rádio da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Essas obras passaram pelo crivo da crítica imanente, que encontrou na paródia a ferramenta mais comum à época para a estruturação social na música.

Referências

CYTRYNOWICZ, Roney. Guerra sem guerra: a mobilização e o cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Geração Editorial/Edusp, 2000.

FERRAZ, Francisco César Alves: Os brasileiros e a Segunda Guerra Mundial. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2005.

______. A guerra que não acabou: a reintegração social dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (1945-2000). 2003. Tese (doutorado em História). São Paulo, USP.

FONSECA, Luís F. Perdigão M. da. Missão de Guerra: os expedicionários da FAB na guerra européia. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1983.

GARCIA, Walter (Walter Garcia da Silveira Junior). “Diário de um detento”: uma interpretação. In: NESTROVSKI, Arthur (Org.). Lendo música: dez ensaios sobre dez canções. São Paulo: Publifolha, 2007, p. 179-216.

GONÇALVES, José; MAXIMIANO, César Campiani. Irmãos de armas: um pelotão da FEB na II Guerra Mundial. São Paulo: Códex, 2005.

LEAL FILHO, Laurindo Lalo. Vozes de Londres: memórias brasileiras na BBC. São Paulo: Edusp, 2008.

LIMA, Rui Moreira. Senta a pua! Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980.

MAB (MUSEU DE ARTE BRASILEIRA). Segunda Guerra Mundial: o Brasil e Monte Castelo. Por quê? Como? Pra quê? Memória do Exército Brasileiro e do Jornal do Brasil. São Paulo : MAB-FAAP, 2005 (Catálogo de exposição, de 1 a 30 de outubro de 2005. Coordenação geral de Maria Izabel Branco Ribeiro; Curadoria de Sergio Roberto Dentino Morgado).

MAXIMIANO, César Campiani. Trincheiras da memória: brasileiros na campanha da Itália, 1944-1945. 2004. Tese (Doutorado em História) São Paulo, USP.

NEVES, Luis Felipe da Silva. A Força Expedicionária Brasileira: uma perspectiva histórica. 1992. Dissertação (mestrado em História). Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ.

SCHNAIDERMAN, Boris. Guerra em surdina: histórias do Brasil na Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Brasiliense, 1995.

SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar [1977]. In: _____. Ao vencedor, as batatas. São Paulo: Duas cidades/Ed. 34, 2000, p. 11-31.

______. Nacional por subtração. [1986] In: ______. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 29-48.

SILVEIRA, Joaquim Xavier da. A FEB por um soldado. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército/Expressão e Cultura, 2001.

UDIHARA, Massaki. Um médico brasileiro no front: diário de Massaki Udihara na Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Hacker/Narrativa um/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – Museu da Imigração Japonesa, 2002.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Edição

Seção

Artigos