A “Questão Militar”: indisciplina e crise política em meio à crise hegemônica imperial (1868-1889)

Autores

  • Carla Silva do Nascimento

Palavras-chave:

Questão Militar, Crise do Império, Crise de hegemonia

Resumo

Durante a segunda metade do século XIX, a crise do sistema escravista funcionou como golpe certeiro nos alicerces políticos e econômicos do regime imperial brasileiro. Em conjunto com demandas cada vez maiores de parte da classe dos proprietários agrários e de parcelas urbanas crescentes e com anseios modernizantes, o progressivo movimento pelo fim do trabalho escravo marcou o declínio das bases que compunham a hegemonia escravista imperial. Data da década de 1880 a série de episódios que, durante a crise do Império, opôs parcelas militares e o governo − a chamada Questão Militar. Este artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre a natureza da crise que pôs fim ao regime monárquico à luz da perspectiva de “crise de hegemonia”. Da mesma forma, pretende-se apresentar a Questão Militar como parte integrante da crise hegemônica imperial, uma vez que parcelas das forças armadas que, de acordo com Antonio Gramsci, compõem por natureza a chamada sociedade política, passam a se opor ao regime dentro do aparato estatal  do qual são parte integrante. Esta oposição de determinada parcela orgânica do “Estado restrito”, mais especificamente a que detêm o monopólio legal da repressão e da violência, surge como mais um indício da crise de hegemonia do Estado imperial.

Referências

BELLIGNI, Silvano. “Hegemonia”. In: BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, Nicola, PASQUINO, Gianfranco (org). Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998, 2.v.

BOEHRER, George. Da monarquia à República: história do Partido Republicano do Brasil: 1870-1889. 2ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.

CARVALHO, José Murilo de. “Forças Armadas na Primeira República: o poder desestabilizador”. In: ____. Forças Armadas e Política no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. 7ª ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos de Cárcere. v. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. O tempo saquarema: a formação do Estado imperial. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Acess, 1994.

MELLO, Maria Thereza Chaves de. A República consentida: cultura democrática e científica do final do Império. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

SALLES, Ricardo. E o Vale era o escravo. Vassouras, século XIX. Senhores e escravos no coração do Império. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Edição

Seção

Artigos