Góis Monteiro e a política do exército
Palavras-chave:
Góis Monteiro, Doutrina Góis, Estado NovoResumo
Instrumento de força da soberania nacional, o Exército é um órgão essencialmente político. O militar não pode, porém, envolver-se com política partidária. Deve-se fazer a política do Exército e não a política no Exército. A política do Exército é a preparação para guerra, que envolve todas as manifestações e atividades da vida nacional.2 Essas ideias constituem parte da essência do pensamento político do general Pedro Aurélio de Góis Monteiro (1889-1956), que, especialmente durante a década de 1930, formulou uma verdadeira doutrina de segurança nacional, a “doutrina Góis”, que considerei, em outro trabalho, uma síntese do pensamento militar no Estado Novo.Referências
CAPELLA, Leila. As malhas de aço do tecido social: a revista A Defesa Nacional e o serviço militar obrigatório. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1985.
CASTRO, Celso. Os militares e a República: um estudo sobre cultura e ação política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
COUTINHO, Lourival. O general Góis depõe... Rio de Janeiro: Coelho Branco, 1956.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado moderno. 4.ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: O breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MATTOS, Ilmar Rohloff de. O tempo Saquarema. São Paulo: Hucitec, 1990.
MONTEIRO, Góes. A Revolução de 30 e a finalidade política do Exército. Rio de Janeiro: Adersen Editores, s.d.
______. O Destacamento Mariante no Paraná Ocidental. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional – Arquivo Góis Monteiro, 1925, mimeog.
PINTO, Sergio Murillo. A doutrina Góis: síntese do pensamento militar no Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce (org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.
______. Exército e política: um século de pensamento e ação rumo à intervenção centralizada (1831-1937). Tese (Doutorado em História). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.
SCHULZ, John. O exército na política. São Paulo: Editora da USP, 1994.