A relação empresarial-militar entre Brasil e Estados Unidos no golpe de 1964

Autores

  • Martina Spohr

Palavras-chave:

Golpe de 1964, Empresariado e política, Relações Brasil-Estados Unidos

Resumo

Nosso objetivo no presente artigo é desenvolver a rede de relações criadas entre militares e o empresariado brasileiro e norte-americano em geral, no âmbito da coalizão classista civil-militar construída na década de 1960 com a finalidade de derrubar o governo de João Goulart e o próprio regime da Constituição de 1946. Esta dinâmica será analisada a partir da interação entre empresários e militares durante o período de atuação da Aliança para o Progresso, destacando o trabalho conjunto dos órgãos de informação do governo norte-americano, os comitês empresariais norte-americanos e os congêneres nacionais, buscando recuperar o desenho dessa rede de informantes das agências norte-americanas no Brasil. Tal rede, formada por militares, como o adido militar da embaixada brasileira Vernon Walters e o futuro presidente general Humberto Castelo Branco, e por empresários, como Paulo Ayres Filho, fundador do IPES, foi fator determinante para a construção do golpe civil-militar de 1964

Referências

Arquivo Paulo Ayres Filho (depositado no Centro de Pesquisa e Documentação em História do Brasil da Fundação Getúlio Vargas – CPDOC/FGV)

AYRES FILHO, Paulo. Vai fazer, faça direito! São Paulo: L´Editora, 2007. BANDEIRA, Moniz. O governo João Goulart: as lutas sociais no Brasil – 1961-1964. 8 ed. São Paulo: UNESP, 2010.

DREIFUSS, René Armand. 1964: a conquista do estado: ação política, poder e golpe de classe. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

MOTTA, Aricildes de Moraes. (coord.). 1964 - 31 de março: o movimento revolucionário e a sua história. Rio de Janeiro : Biblioteca do Exercito Editora, 2003, v. 7.

MURICY, Antônio Carlos da Silva. Antônio Carlos Murici I (depoimento, 1981). Rio de Janeiro, CPDOC, 1993.

WALTERS, Vernon. Missões Silenciosas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1986.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Edição

Seção

Artigos