Modelagens volumétricas em plataforma sig no estudo morfológico e patrimonial da área central do Rio de Janeiro
Resumo
O artigo discorre sobre a aplicação de modelagens volumétricas digitais, desenvolvidas em plataforma SIG (Sistema de Informação Geográfica), na investigação urbanística e patrimonial da Área Central da cidade do Rio de Janeiro, e as potencialidades destas tecnologias no campo da morfologia urbana. Revelando o palimpsesto de sedimentação e sobreposição de formas no espaço urbano, o SIG emerge como aliado na investigação morfológica, permitindo a produção de modelagens volumétricas digitais interativas da cidade. Como objeto desta investigação são apresentadas modelagens da Av. Presidente Vargas, importante artéria viária da Área Central do Rio de Janeiro, cujo primeiro projeto aprovado, de 1938, é produzido simultaneamente - e com proposta incompatível - ao início das ações de preservação do antigo SPHAN (atual IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e seu instrumento de proteção, o tombamento. Compreendido em sua dimensão urbanística, o patrimônio age como peça-chave junto às proposições urbanísticas na estruturação da cidade em sua contemporaneidade. Por meio de uma leitura comparada entre a configuração urbana existente e seus diversos projetos, as modelagens interativas retratam as múltiplas temporalidades e idealizações da avenida, elucidando o seu processo morfológico, e destacando seus legados patrimoniais e as perdas resultantes da proposta renovadora. Palavras-chave: modelagem volumétrica, SIG, morfologia urbana, patrimônio, Rio de Janeiro.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter artigos, resenhas e ensaios visuais à Revista Paisagens Híbridas, os autores concordam com o Termo de Responsabilidade discriminado abaixo:
Declaro que o presente trabalho é contribuição original, não tendo sido publicado anteriormente, integralmente ou em partes, sob nenhuma forma de mídia impressa ou eletrônica, e não foi encaminhado concomitantemente a outros periódicos, nem o será até que se conclua seu processo de avaliação pela Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estou de acordo com a cessão dos direitos autorais ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicar o conteúdo submetido na Revista Paisagens Híbridas e disponibilizá-lo em formato eletrônico ou outras mídias para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Declaro ainda que participo suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu teor. Caso seja solicitado, fornecerei as informações e dados referentes ao estudo apresentado no manuscrito ou ensaio para análise dos editores da revista.
Declaro que as imagens e tabelas apresentadas para publicação são de domínio público ou autorais, e que cedo o uso destas imagens estritamente ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicá-lo na Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas no formato eletrônico e disponibilizá-lo em outras mídias eletrônicas para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados na Revista Paisagens Híbridas serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.