Covid-19 e transformações na paisagem: o hospital São Vicente de Paulo, Bom Jesus do Itabapoana/RJ
Abstract
Os grandes equipamentos comunitários, como os hospitais, detêm o potencial de acarretar significativos impactos e transformações na paisagem de seus entornos. Este trabalho objetiva compreender esses processos - como e porque ocorrem. Adota-se como estudo de caso o Hospital São Vicente de Paulo, localizado em Bom Jesus do Itabapoana, Rio de Janeiro, cuja paisagem do entorno tem sofrido acentuadas mudanças, no contexto posterior à fase latente da pandemia de Covid-19. Através de pesquisas documentais, observações, registros fotográficos e mapeamentos, tem sido possível acompanhar as transformações em curso. O entorno hospitalar acaba por acolher e dar suporte às necessidades dos usuários e potencializa oportunidades para o comércio e prestação de serviços. Contudo, por não estar preparado para este fim, acaba acarretando conflitos, contradições e ausências, resultando, muitas vezes, em espaços de repulsa, ao invés de acolhimento. Apesar das preocupações com a relação do edifício com a paisagem não serem recentes, reforça-se a necessidade de ampliar as análises de modo a obter dados que subsidiem o planejamento e a elaboração de políticas que atribuam maior qualidade ao entorno destes equipamentos de saúde, minimizem os efeitos negativos gerados, possibilitem avaliar as potencialidades proporcionadas e atendam adequadamente as necessidades dos seus usuários. Palavras-chave: paisagem urbana, entornos hospitalares, EIV, Hospital São Vicente de Paulo, Bom Jesus do Itabapoana.Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Ao submeter artigos, resenhas e ensaios visuais à Revista Paisagens Híbridas, os autores concordam com o Termo de Responsabilidade discriminado abaixo:
Declaro que o presente trabalho é contribuição original, não tendo sido publicado anteriormente, integralmente ou em partes, sob nenhuma forma de mídia impressa ou eletrônica, e não foi encaminhado concomitantemente a outros periódicos, nem o será até que se conclua seu processo de avaliação pela Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estou de acordo com a cessão dos direitos autorais ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicar o conteúdo submetido na Revista Paisagens Híbridas e disponibilizá-lo em formato eletrônico ou outras mídias para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Declaro ainda que participo suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu teor. Caso seja solicitado, fornecerei as informações e dados referentes ao estudo apresentado no manuscrito ou ensaio para análise dos editores da revista.
Declaro que as imagens e tabelas apresentadas para publicação são de domínio público ou autorais, e que cedo o uso destas imagens estritamente ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicá-lo na Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas no formato eletrônico e disponibilizá-lo em outras mídias eletrônicas para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados na Revista Paisagens Híbridas serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.