Percepções ambientais dos estudantes de uma ete sobre a escola e a cidade de Vassouras: atravessamento de hibridismos
Abstract
O ensaio pretende refletir sobre o meio ambiente escolar de uma Escola Técnica Estadual (ETE) e as perspectivas para teceduras de territórios educativos, na cidade de Vassouras, considerando os hibridismos que atravessam essas ambiências, a partir das percepções ambientais de estudantes de cursos técnicos. A perspectiva da discussão considera a conjuntura de que a contemporaneidade sinaliza para um movimento no sentido de um amalgamento entre os espaços físicos da escola e da cidade, potencializando múltiplos processos de apropriações na esfera educativa. Os hibridismos culturais observados relacionam-se a rompimentos de dicotomias espaciais como: interior/exterior e real/virtual. São utilizados os pressupostos teóricos de paisagem, explorados por Besse (2014); de cidade, por Jeudy (2005) e questões de ordem prática a partir do conceito de território educativo, recorte temático que dirige os estudos dos pesquisadores do Grupo Ambiente e Educação (GAE), do Grupo de Pesquisa Lugares e Paisagens (ProLUGAR) e do Sistema de Espaços Livres no Rio de Janeiro (SEL). Estas movimentações trarão, como espelhamentos para cenários futuros, paisagens educativas híbridas nas cidades. Palavras-chave: paisagens híbridas, hibridismo, escola, cidade, processos participativos.Downloads
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