Turismo y desarrollo desigual en México: evolución del centro integralmente planeado (cip) Los Cabos, de 1980 Al 2010
Résumé
Este artículo tiene como objetivo entender los procesos urbanos manifestados en uno de los destinos de playa más importantes en México, Los Cabos; fundado como parte del fomento institucional a la actividad turística a nivel nacional presentado durante los años 1970’s del siglo pasado. Metodológicamente, se toman los apartados propuestos por David Harvey (2010) en sus notas hacia una teoría del desarrollo geográfico desigual, para realizar la aproximación al caso de estudio, dado que el fomento al turismo ha representado un crecimiento poblacional y por tanto urbano acelerado, lo que, como se verá más adelante, manifiesta graves contradicciones y desigualdades en dimensiones ligadas a la ciudad, como la económica, la urbana y la social.
Palavras-chave: Desarrollo Geográfico Desigual, desarrollo urbano-turístico de litoral, empresrialismo urbano, Los Cabos.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Ao submeter artigos, resenhas e ensaios visuais à Revista Paisagens Híbridas, os autores concordam com o Termo de Responsabilidade discriminado abaixo:
Declaro que o presente trabalho é contribuição original, não tendo sido publicado anteriormente, integralmente ou em partes, sob nenhuma forma de mídia impressa ou eletrônica, e não foi encaminhado concomitantemente a outros periódicos, nem o será até que se conclua seu processo de avaliação pela Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estou de acordo com a cessão dos direitos autorais ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicar o conteúdo submetido na Revista Paisagens Híbridas e disponibilizá-lo em formato eletrônico ou outras mídias para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Declaro ainda que participo suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu teor. Caso seja solicitado, fornecerei as informações e dados referentes ao estudo apresentado no manuscrito ou ensaio para análise dos editores da revista.
Declaro que as imagens e tabelas apresentadas para publicação são de domínio público ou autorais, e que cedo o uso destas imagens estritamente ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicá-lo na Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas no formato eletrônico e disponibilizá-lo em outras mídias eletrônicas para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados na Revista Paisagens Híbridas serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.