O paraíso turístico enquanto forma urbana particular no litoral brasileiro
Resumo
As funções urbanas da costa brasileira são diversificadas conforme novos significados são inseridos nesta parcela do território. A partir de 1950, contribuintes bastante específicos são responsáveis pela ressignificação das zonas de praia enquanto paraísos litorâneos turísticos. A pesquisa investiga a formação das imagens turísticas de paraísos litorâneos brasileiros e os impactos desta nas dinâmicas existentes, utilizando o levantamento de metadados de folksonomia das plataformas colaborativas para discutir a imagética turística, os fluxos e as ações de planejamento turístico. Verifica-se que a ressignificação do termo paraíso denota importantes estratégias de associação das imagens turísticas a valores eternos, funções urbanas e possibilidades de encaminhamento de ações de planejamento urbano e territorial. Palavras-chave: Paraísos litorâneos, urbanização litorânea, turismo, folksonomia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter artigos, resenhas e ensaios visuais à Revista Paisagens Híbridas, os autores concordam com o Termo de Responsabilidade discriminado abaixo:
Declaro que o presente trabalho é contribuição original, não tendo sido publicado anteriormente, integralmente ou em partes, sob nenhuma forma de mídia impressa ou eletrônica, e não foi encaminhado concomitantemente a outros periódicos, nem o será até que se conclua seu processo de avaliação pela Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estou de acordo com a cessão dos direitos autorais ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicar o conteúdo submetido na Revista Paisagens Híbridas e disponibilizá-lo em formato eletrônico ou outras mídias para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Declaro ainda que participo suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu teor. Caso seja solicitado, fornecerei as informações e dados referentes ao estudo apresentado no manuscrito ou ensaio para análise dos editores da revista.
Declaro que as imagens e tabelas apresentadas para publicação são de domínio público ou autorais, e que cedo o uso destas imagens estritamente ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicá-lo na Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas no formato eletrônico e disponibilizá-lo em outras mídias eletrônicas para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados na Revista Paisagens Híbridas serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.