Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Phoînix é um periódico de publicação semestral do Laboratório de História Antiga (Lhia) do Instituto de História (IH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Lhia tem como objetivo divulgar as pesquisas em Antiguidade, realizadas no Brasil e no exterior. A Phoînix constitui-se num veículo privilegiado para atingir este objetivo.

A Phoînix se caracteriza por ser um espaço isonômico de publicação dedicado a:

  1. Mostrar a originalidade e a singularidade das abordagens historiográficas brasileiras referentes às sociedades antigas;
  2. Estabelecer diálogos entre os estudiosos da Antiguidade, brasileiros e estrangeiros, com os demais saberes; e
  3. Garantir a liberdade de expressão, a diversidade teórico-metodológica, a qualidade científica e o despertar de novos talentos, sendo por excelência um lugar de experimentação, de debate e de crítica acadêmica.

Pensar as sociedades antigas como algo vivo na nossa cultura, situando o seu lugar numa história humana que abrange muitos caminhos, permite refletir mais lucidamente sobre as implicações e os embates da nossa sociedade e esclarecer o que somos, comparados e confrontados aos outros, tanto em termos temporais quanto espaciais.

Processo de Avaliação pelos Pares

  1. Exige-se que os autores tenham o título de doutor. Em artigos em coautoria, um dos autores deve possuir o título de doutor.
  2. Todos os artigos são avaliados por pelo menos dois pareceristas adhoc, externos e anônimos, no sistema de avaliação por pares (duplo-cego). A publicação depende tanto de sua aprovação quanto da decisão final do Conselho Editorial, que pode recusar caso não julgue adequado para compor a edição. Todos os textos são submetidso à conferência antiplágio.
  3. O autor que tiver publicado na Revista Phoînix, só poderá submeter outro artigo após outros dois números terem sido publicadas.
  4. Serão aceitos artigos inéditos escritos em português, francês, inglês, espanhol e italiano.
  5. Todas as propostas devem ser enviadas através do nosso site. 

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Assim sendo, seus leitores podem ler, baixar e imprimir todos os trabalhos publicados pela revista.

Histórico do periódico

A Phoînix, criada em 1995, e desde 2009 é um periódico de publicação semestral do Laboratório de História Antiga (LHIA) do Instituto de História (IH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2016 a Phoînix passou a ser publicada nas versões digital e impressa. O LHIA tem como objetivo divulgar as pesquisas em Antiguidade, realizadas no Brasil e no exterior. A Phoînix constitui-se num veículo privilegiado para atingir esse objetivo.