O MONUMENTO DO REI MEŠA‘ DE MŪ’ABA: O LIAME DOS FATOS ENVOLVENDO MOABITAS E ISRAELITAS DO NORTE NA IDADE DO FERRO II
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.2.n1Palavras-chave:
Levante, antigo Israel, Moab, colonialismo, memória cultural.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma contextualização histórica do conflito envolvendo moabitas e israelitas do norte no início da segunda metade do século IX A.E.C., cuja fonte coetânea é o monumento comemorativo das retomadas de cidades por Meša‘, rei moabita. Inserimos a tradução da inscrição monumental nos seus devidos contextos e, por dizer respeito ao acontecimento, apomos camadas literárias da Bíblia hebraica. Visamos reconstruir aspectos das interações socioculturais presentes nos movimentos vitais dos pequenos reinos levantinos, especialmente trocas materiais no campo religioso – linguagem utilizada na inscrição – , mas também da realidade de intensas disputas de terras. Com isso, lembramos os cento e cinquenta anos da escavação da “estela moabita”.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).