ANO NOVO, VIDA NOVA: A RENOVAÇÃO COM O FESTIVAL DE AKITU NA BABILÔNIA

Auteurs-es

  • Maura Regina Petruski Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa-Pr. Integrante do corpo docente da Pós graduação Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional em Ensino de História da UEPG.
  • Simone Aparecida Dupla Doutoranda em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante da Universidade Aberta do Brasil (UAB – Ponta Grossa/PR).

DOI :

https://doi.org/10.26770/phoinix.v23.2.n2

Mots-clés :

festival, celebração, poder.

Résumé

O presente texto aborda uma das manifestações culturais da cidade da Babilônia, o festival de Akitu. Esta era uma comemoração anual que também celebrava o Ano Novo e era conduzida por representantes dos poderes político e religioso. Os diferentes momentos de sua realização eram desenvolvidos em espaços simbólicos distintos durante os doze dias de sua promoção.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-07-24

Comment citer

PETRUSKI, Maura Regina; DUPLA, Simone Aparecida. ANO NOVO, VIDA NOVA: A RENOVAÇÃO COM O FESTIVAL DE AKITU NA BABILÔNIA. PHOÎNIX, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 27–40, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v23.2.n2. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32954. Acesso em: 27 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos