PERSONAGENS EM MOVIMENTO NA VRBS – CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NOÇÕES DE ESPAÇO, TEMPO E RISÍVEL NA LITERATURA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v23n7Palavras-chave:
literatura latina, personagem, movimento, espaço, tempo.Resumo
A literatura latina, com seus traços inovadores – que partiram de uma reconhecida união de ingenium (“talento”) e ars (“técnica”) em suas distintas fases –, legou-nos subsídios de valor incontestável no que se refere a uma mundividência romana. E a contribuição de poetas como Plauto, comediógrafo, Horácio e Juvenal, satíricos, e Marcial, epigramista, e as suas práticas textuais em que se destacam uma exata noção de utilização dos mecanismos que provocam o riso, trazem ao leitor moderno uma perceptível atmosfera do tempo vivido e do espaço percorrido, em especial na cidade. Chegamos a tais considerações a partir da observação da composição dos personagens que vivificam a poesia: movimentam-se, dialogam, sentem. Assim, o presente trabalho objetiva apresentar uma seleção de personagens que, andando pela cidade e sentindo os sabores das tabernas e dos costumeiros jantares, deixam entrever uma dinâmica própria da Vrbs.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).