“RESSIGNIFICANDO O LIXO”: ANÁLISE DE UM MOSAICO DE ASARÔTOS OÏKOS DA ÁFRICA ROMANA

Autores

  • Regina Bustamante

Palavras-chave:

mosaico, África Romana, culinária.

Resumo

Abordaremos a culinária através da análise de um mosaico oriundo de uma residência da elite da cidade de Uthina, na província da África Proconsular (atual Tunísia), e datado do século II. Sua temática se inseria na tradição helenística de retratar realisticamente um “chão não varrido” (asarôtos oïkos) com os restos de uma refeição. Observaremos as condições de produção desse discurso imagético, atentando para os materiais e a técnica (emblemata em opus vermiculatum) empregados, os aspectos dietéticos, sociais e religiosos presentes nessa representação, objetivando compreender as interações da culinária com a cultura e as estruturas sociais daquela época e lugar.

Biografia do Autor

Regina Bustamante

Professora associada do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) da UFRJ. Participa dos grupos de pesquisa: “Laboratório de História Antiga” (Lhia) e “Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer” da UFRJ, bem como do “Laboratório de Estudos sobre o Império Romano” da USP, Unesp-Franca, UFG, Ufes e Ufop. Bolsista de produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

BUSTAMANTE, Regina. “RESSIGNIFICANDO O LIXO”: ANÁLISE DE UM MOSAICO DE ASARÔTOS OÏKOS DA ÁFRICA ROMANA. PHOÎNIX, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 99–113, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33009. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos