MOSES FINLEY E A ESCOLA DE FRANKFURT

Autores

  • Alexandre Carvalho

Palavras-chave:

Historiografia, Moses Finley, Escola de Frankfurt, Marxismo, História Social.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a infl uência da Escola de Frankfurt sobre a primeira fase da carreira do helenista norte-americano Moses Finley. Em diversas resenhas, durante o período em que trabalhou no International Institute of Social Research, Finley, adotando uma postura marxista, defendeu os pressupostos da História Social, particularmente o de uma História total, atacou a Historiografi a tradicional e, com argumentos do materialismo histórico, inspirado nos escritos de Horkheimer e Marcuse, criticou o idealismo e o positivismo.

Biografia do Autor

Alexandre Carvalho

Professor de História Antiga e Medieval no Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutor em História Social

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Publicado

2020-07-24

Como Citar

CARVALHO, Alexandre. MOSES FINLEY E A ESCOLA DE FRANKFURT. PHOÎNIX, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 114–130, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33016. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos