LA PRÁCTICA GIMNÁSTICA EN HISPANIA ROMANA
Palavras-chave:
Hispania, ginástica, iuvenes, palestra, campus.Resumo
Roma assumiu a concepção do atletismo dos etruscos como um espetáculo (ludi pugilum), de maneira que, diferentemente da Grécia, quase não havia desportistas livres, mas só pugilistas escravos. Por isso, no Ocidente latino, a ginástica fi ca circunscrita ao âmbito privado, com fi ns higiênicos, e os testemunhos são poucos. Neste artigo, analisamos os testemunhos epigráficos e arqueológicos sobre a prática da ginástica na Hispania romana: os collegia iuvenum, as palestrae e os campi.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).