ATLETAS NA IMAGÉTICA ÁTICA DO SÉCULO V a.C.

Autores

Palavras-chave:

corpo, Grécia Clássica, iconografia, práticas esportivas.

Resumo

Este artigo faz uma breve análise do papel dos vasos decorados com figuras vermelhas na Atenas Clássica como divulgadores dos discursos ideológicos e do imaginário coletivo construídos naquela pólis. Tomamos como exemplo de tais práticas os vasos que trazem representações de jovens em atividades esportivas como elemento perpetuador do modo de vida e do ideal de beleza das elites atenienses.

Biografia do Autor

Fabio Lessa

Professor adjunto de História Antiga do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) da UFRJ. Membro do Laboratório de História Antiga (Lhia)/UFRJ. Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj. A pesquisa conta com o apoio financeiro do CNPq e da Faperj.

Edson Guimarães Neto

Mestrando do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) da UFRJ. Pesquisador do Laboratório de História Antiga (Lhia)/UFRJ. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

LESSA, Fabio; GUIMARÃES NETO, Edson. ATLETAS NA IMAGÉTICA ÁTICA DO SÉCULO V a.C. PHOÎNIX, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 26–41, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33020. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos