ASPECTOS DA OMISSÃO DA ORIGEM PROVINCIAL DE TRAJANO NO DISCURSO DE PLÍNIO, O JOVEM

Autores

  • Renata Lopes Biazotto Venturini Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, professora do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá.
  • Alex Aparecido da Costa Mestre pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v22.1n7

Palavras-chave:

Principado, províncias, Plínio, o Jovem, Trajano.

Resumo

A ambiguidade do sistema político do Principado expressa-se em vários aspectos, dentre os quais o sistema de sucessão dos césares e os requisitos para alcançar o poder imperial. Nesse sentido a ascensão de Trajano coloca em tela as duas questões, pois ele não alcançou o governo por uma solução dinástica como ocorrera até então, e tampouco pertencia a uma tradicional e aristocrática família da urbs. Embora a singularidade da situação possa levantar a ideia de que fosse preciso omitir sua origem hispânica, devemos atentar para o fato de que, no período, a integração das províncias ao sistema imperial ampliava as possibilidades de participação política. Tal quadro está exposto no Panegírico de Trajano de Plínio, o Jovem, onde é exaltada e enfatizada a integração das províncias e dos provinciais às ideias e valores romanos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

VENTURINI, Renata Lopes Biazotto; COSTA, Alex Aparecido da. ASPECTOS DA OMISSÃO DA ORIGEM PROVINCIAL DE TRAJANO NO DISCURSO DE PLÍNIO, O JOVEM. PHOÎNIX, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 134–147, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v22.1n7. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33045. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)