TIPOS CITADINOS NOS ACARNENSES DE ARISTÓFANES
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v21.1.n4Palavras-chave:
Aristófanes, personagens cômicas, ataque pessoal, representação.Resumo
Na comédia antiga, desde a peça mais antiga que conservamos, determinados tipos cômicos vão-se fixando dentro de uma convenção permanente. Todos eles são, nesta velha fase da comédia, figuras de alcance político. Assim, em Acarnenses, Aristófanes explora o embaixador (Teoro), o poeta (Eurípides), o general (Lâmaco) e o sicofanta (Nicarco), personagens, sem dúvida, em evidência na Atenas do momento. Uma leitura do texto permite verificar a estratégia literária que obedece também a uma estrutura convencional. Mas sob a rigidez dos modelos e processos, o poeta não deixa de ser eficaz e inovador na definição destes retratos.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).