ATOS DE DEVOÇÃO: OS DEPÓSITOS DO BRONZE FINAL AO INÍCIO DE LA TÈNE NA EUROPA CENTRO-OCIDENTAL
Palavras-chave:
deposição, ritualização, oferta de prestações, Europa Centro-Ocidental das Idades do Bronze e do Ferro.Resumo
A pré-história européia é marcada por práticas de deposição de objetos em lugares na natureza, desde o neolítico até a conquista romana. Seguindo as recentes abordagens de deposições, desenvolvidas, sobretudo, nas academias anglo-saxã e escandinava, objetivamos, aqui, demonstrar que o fenômeno das práticas de deposição em “locais naturais”, do fim da Idade do Bronze ao início do Período lateniano (LT A), era regido pela mesma lógica que orientava as deposições em enterramentos, isto é, um sistema de economia ritual no qual era calcada a economia política das sociedades desses períodos na Europa Centro-Ocidental. Para tanto, compararemos dados de depósitos e enterramentos do final da Idade do Bronze a LT A de quatro regiões - Bourges (Cher, França), Vix/Châtillon-sur-Seine (Borgonha, França), Châtillon-sur-Glâne (Cantão de Friburgo, Suíça) e Eberdingen-Hochdorf/Hohenasperg (Baden-Württemberg, Alemanha).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).