ATOS DE DEVOÇÃO: OS DEPÓSITOS DO BRONZE FINAL AO INÍCIO DE LA TÈNE NA EUROPA CENTRO-OCIDENTAL

Autores

  • Adriene Tacla

Palavras-chave:

deposição, ritualização, oferta de prestações, Europa Centro-Ocidental das Idades do Bronze e do Ferro.

Resumo

A pré-história européia é marcada por práticas de deposição de objetos em lugares na natureza, desde o neolítico até a conquista romana. Seguindo as recentes abordagens de deposições, desenvolvidas, sobretudo, nas academias anglo-saxã e escandinava, objetivamos, aqui, demonstrar que o fenômeno das práticas de deposição em “locais naturais”, do fim da Idade do Bronze ao início do Período lateniano (LT A), era regido pela mesma lógica que orientava as deposições em enterramentos, isto é, um sistema de economia ritual no qual era calcada a economia política das sociedades desses períodos na Europa Centro-Ocidental. Para tanto, compararemos dados de depósitos e enterramentos do final da Idade do Bronze a LT A de quatro regiões - Bourges (Cher, França), Vix/Châtillon-sur-Seine (Borgonha, França), Châtillon-sur-Glâne (Cantão de Friburgo, Suíça) e Eberdingen-Hochdorf/Hohenasperg (Baden-Württemberg, Alemanha).

Biografia do Autor

Adriene Tacla

Doutora em arqueologia, com tese em proto-história européia pela Universidade de Oxford, Inglaterra. Membro do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (C.E.I.A.)/UFF e do BRATHAIR (Grupo de Estudos Célticos e Germânicos, www.brathair.com).

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

TACLA, Adriene. ATOS DE DEVOÇÃO: OS DEPÓSITOS DO BRONZE FINAL AO INÍCIO DE LA TÈNE NA EUROPA CENTRO-OCIDENTAL. PHOÎNIX, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 19–44, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33117. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos