OS GREGOS E A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL

Autores

  • Maria das Graças Moraes Augusto

Palavras-chave:

tradição clássica no Brasil, Aristóteles-Categorias, Silvestre Pinheiro Ferreira, José Bonifácio de Andrada e Silva, Meleagro de Gadara.

Resumo

À chegada da família real portuguesa no Brasil, em 1808, estão atrelados dois
acontecimentos relevantes para o estudo da presença da tradição clássica na
cultura brasileira: a publicação no Rio de Janeiro, em 1814, pela Impressão Régia, da primeira versão direta do grego para a língua portuguesa, impressa no Brasil, das Categorias, de Aristóteles, traduzida por Silvestre Pinheiro Ferreira, para ser usada em suas Preleções Filosóficas, no Real Colégio de São Joaquim, entre abril de 1813 a 1817, e a publicação em Lisboa, em 1816, em edição bilíngüe, da tradução para o português, elaborada pelo brasileiro José Bonifácio de Andrade e Silva, do poema A Primavera, de Meleagro de Gadara. O texto que ora se apresenta tem por objetivo a análise desses dois acontecimentos no contexto do processo de formação do Brasil como uma “comunidade política”.

Biografia do Autor

Maria das Graças Moraes Augusto

Professora Associada do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Lógica e Metafísica do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Pesquisa
vinculada ao projeto IDEA – Informação e Documentação em Antiguidade Clássica, desenvolvido junto ao Programa de Estudos em Filosofia Antiga do Departamento de Filosofia da UFRJ, e ao Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da Faculdade de Letras da UFMG, com apoio da FAPERJ e do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

AUGUSTO, Maria das Graças Moraes. OS GREGOS E A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL. PHOÎNIX, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 229–258, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33128. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos