UM ELOGIO À PRUDÊNCIA ECONÔMICA TRANSGRESSORA. UM ESTUDO DE LUCAS 16,1-9
Palavras-chave:
Lucas 16, 1-9, economia antiga, exegese, história, identidade.Resumo
Este artigo apresenta e analisa a narrativa parabólica de Lucas 16,1-9, um dos
textos do Novo Testamento que reflete aspectos socioeconômicos no império Romano. A parábola coloca um administrador que atua contra os interesses de seu senhor como protagonista e modelo para comunidades cristãs no final do século I. A pesquisa da história interpretativa do texto mostra que a mesma, porém, o transformou num homem moralmente desqualificado. Diante do dilema interpretativo, o estudo visa abrir fronteiras para diálogos entre exegese bíblica
e estudos historiográficos de documentação literária contemporânea, para melhor se poder avaliar também a função de textos como o de Lucas 16 dentro do seu contexto e na construção de identidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).