UM ELOGIO À PRUDÊNCIA ECONÔMICA TRANSGRESSORA. UM ESTUDO DE LUCAS 16,1-9

Autores

  • Ivoni Richter Reimer

Palavras-chave:

Lucas 16, 1-9, economia antiga, exegese, história, identidade.

Resumo

Este artigo apresenta e analisa a narrativa parabólica de Lucas 16,1-9, um dos
textos do Novo Testamento que reflete aspectos socioeconômicos no império Romano. A parábola coloca um administrador que atua contra os interesses de seu senhor como protagonista e modelo para comunidades cristãs no final do século I. A pesquisa da história interpretativa do texto mostra que a mesma, porém, o transformou num homem moralmente desqualificado. Diante do dilema interpretativo, o estudo visa abrir fronteiras para diálogos entre exegese bíblica
e estudos historiográficos de documentação literária contemporânea, para melhor se poder avaliar também a função de textos como o de Lucas 16 dentro do seu contexto e na construção de identidades.

Biografia do Autor

Ivoni Richter Reimer

Profª. Drª de Bíblia e Exegese, Sociedade e Cultura de Cristianismos Originários no Departamento de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Goiás (Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião). Professora de Novo Testamento e de Grego no Instituto de Filosofia e
Teologia de Goiás (IFITEG). Pesquisas: Religião, Economia e Saúde no Mundo Bíblico; o Movimento de Jesus a partir dos Evangelhos.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

REIMER, Ivoni Richter. UM ELOGIO À PRUDÊNCIA ECONÔMICA TRANSGRESSORA. UM ESTUDO DE LUCAS 16,1-9. PHOÎNIX, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 140–166, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33186. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos