A RITUALIZAÇÃO DA GUERRA PELOS CELTAS: SOBRE UMA COMITIVA CELTA DESCRITA POR APIANO

Autores

  • Fillipo Lourenço Olivieri

Palavras-chave:

Comitiva céltica, Ritualização da guerra, Druida, Bardos, Religião céltica.

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar uma comitiva celta relatada por Apiano, em História Romana, no momento da conquista romana da Gália Narbonense. O texto de Apiano, articulado com outros textos clássicos, mostra que os celtas ritualizavam as ações ligadas à guerra. Analisaremos as funções religiosas desse fenômeno e o lugar dos druidas e bardos nesse tipo de situação. A comitiva, relatada por Apiano, permite-nos reconstruir esse tipo de comportamento ligado às preliminares da guerra.

Biografia do Autor

Fillipo Lourenço Olivieri

Doutorando do Programa de Pós-graduação em História da UFF, sob orientação do Prof. Dr. Ciro Flamarion Cardoso. Pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA)/UFF. O presente trabalho foi realizado com o apoio do CNPq. Tema da pesquisa: "O papel dos druidas na sociedade céltica na Gália nos séculos II e I a.C."

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

OLIVIERI, Fillipo Lourenço. A RITUALIZAÇÃO DA GUERRA PELOS CELTAS: SOBRE UMA COMITIVA CELTA DESCRITA POR APIANO. PHOÎNIX, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 137–148, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33256. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos