Prometeu entre dois mitos: tragédia e psicanálise
Palavras-chave:
Tragédia, Psicanálise, Prometeu Acorrentado, Lei, MitoResumo
Apresentamos uma leitura da tragédia Prometeu Acorrentado, traçando paralelos com o mito freudiano de Totem e Tabu. Buscamos analogias entre o comportamento de Zeus narrado na tragédia e o do pai primevo freudiano em relação a seus descendentes, demonstrando que, em certa medida, e possivel apontar; no mito cunhado por Freud, uma estrutura narrativa que se aproxima de passagens da tragédia. Encontramos elementos passiveis de comparação presentes tanto em Prometeu Acorrentado, em sua relação com Zeus, quanto na relacao dos filhos com o pai da horda primitiva: a submissdo atirania , a castraçao simbólica e a instituição da Lei.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).