CÍCERO E A NARRATIVA DA HISTÓRIA
Palavras-chave:
historiografia romana, Cícero, historia ornata, retórica clássica, literatura latinaResumo
Cícero foi o primeiro responsável pela enunciação teórica do gênero historiográfico em Roma. Admitindo, por um lado, a indigência da história analística tradicional e, por outro, a superioridade literária dos historiadores gregos, Cícero propugna por uma historia ornata (história embelezada), em que a exposição das res gestae (fatos ocorridos) obedeça às regras da retórica. Assim, diferentemente da historiografia romana praticada até a sua época, o novo gênero proposto por Cícero deve obedecer a uma verdade retoricamente entendida, que permite ao historiador certa distância da verdade fática para enfatizar o argumentum. Procuramos, por meio da discussão de excertos de Brutus, De Oratore, De Inuentione e De Legibus, compreender a extensão do conceito de historia ornata e, a partir daí, estabelecer as relações entre a narrativa histórica e a narrativa ficcional na literatura latina.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).