O REVERSO DA MOEDA: OLHARES SOBRE A VIDA ROMANA ATRAVÉS DOS DENÁRIOS DOS MINÚCIOS AUGURINOS
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v26.1n05Palavras-chave:
República romana, aristocracia, denários, Minúcios Augurinos, iconografia numismática.Resumo
O presente artigo tem como proposta estabelecer olhares sobre a vida pública romana na segunda metade do século II AEC, a partir da análise das imagens dos reversos dos denários cunhados por Caio e Tibério Minúcio Augurino (Roma, 135 e 134 AEC), com especial ênfase no poder da aristocracia, seus atributos e suas representações. Trabalha com a hipótese de que os pressupostos de Wallace-Hadrill acerca dos elementos constitutivos da autoridade da aristocracia romana podem ser igualmente percebidos através da iconografia numismática, e adota a concepção de Enrico Montanari sobre o caráter religioso do sistema de representação dos romanos.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).