A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE ‘ELEGÂNCIA’ E ‘SUTILEZA’ NO TRATADO DE VITRÚVIO DE ARQUITETURA

Autores

  • Claudio Walter Gomez Duarte Professor do curso de bacharelado em Arqueologia da Universidade Metropolitana de Santos. Pesquisador no Grupo de Pesquisa CNPq (Baixada Santista: ações e gestão sobre o patrimônio arqueológico e cultural), pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa CNPq (Representações: Imaginário e Tecnologia) RITe (FAU/USP); integrante da equipe do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (Labeca) como pesquisador externo associado ao Laboratório. https://orcid.org/0000-0001-5819-2242

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v26.2n07

Palavras-chave:

elegância, sutileza, Vitrúvio, templos dóricos, arquitetura grega

Resumo

Motivados pela passagem 4,1,8 do tratado De Arquitetura de Vitrúvio (ca. 30/20 a.C.), este artigo objetiva atestar uma legítima mudança na concepção arquitetônica dos templos dóricos gregos. Esta é abordada na interface da análise entre as fontes textuais e a cultura material. Verificamos a relevância e o papel que tiveram a “elegância” e a “sutileza”, segundo Vitrúvio, no modus operandi dos arquitetos gregos, como recursos técnicos e metodológicos para o desenvolvimento do projeto do templo dórico grego entre os séculos V-II a.C. Visamos esclarecer e estabelecer vínculos entre esses conceitos relativamente subjetivos e a lógica subjacente que norteou os arquitetos, tanto em projeto quanto nas aplicações precisas em obra. Concluímos que a “Elegância” e a “Sutileza” foram conceitos que fizeram parte da formação do arquiteto grego, e se refletiram de maneira notável, o que resultou numa arquitetura monumental extremamente requintada, elegante e sutil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-12-07

Como Citar

DUARTE, Claudio Walter Gomez. A CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE ‘ELEGÂNCIA’ E ‘SUTILEZA’ NO TRATADO DE VITRÚVIO DE ARQUITETURA. PHOÎNIX, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 112–132, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v26.2n07. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/39907. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos