O EMBATE DISCURSIVO EM TORNO DA SABEDORIA NA PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v27n1a8Palavras-chave:
Cristianismo Paulino, Corinto Romana, sabedoria, embate discursivo, autoridade.Resumo
Este artigo propõe uma análise das estratégias discursivas de Paulo frente aos seus oponentes na Primeira Carta aos Coríntios, por meio das oposições antagônicas que o apóstolo fez da “sabedoria do mundo”, pautada no discurso racional, e da “sabedoria de Deus”, na mensagem redentora da cruz de Cristo. Com auxílio do método genealógico foucaultiano, pretendemos identificar as condições de verdade do discurso do autor, bem como do de seus opositores, a fim de compreender como o apóstolo, utilizando-se de sua autoridade, teria empreendido técnicas de ordenamento e exclusão das práticas discursivas com as quais se deparou na comunidade, separando o que considerou verdadeiro do falso.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).