O EMBATE DISCURSIVO EM TORNO DA SABEDORIA NA PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA

Autores

  • Alaína Garcia Margiotti Mestranda em História Social pela Universidade Estadual de Londrina, na linha História e Linguagens. Participante do projeto de pesquisa intitulado “Usos do Conceito de Escrita de Si de Michel Foucault na Análise de Correspondência Pessoal: Estudos de Caso Sobre o Apóstolo Paulo, o Pintor Vincent Van Gogh e o Psiquiatra Carl Gustav Jung”.
  • Alfredo dos Santos Oliva Professor associado da Universidade Estadual de Londrina desde 2007. Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), com Pós-doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2017). Coordenador do projeto de pesquisa “Usos do Conceito de Escrita de Si de Michel Foucault na Análise de Correspondência Pessoal: Estudos de Caso Sobre o Apóstolo Paulo, o Pintor Vincent Van Gogh e o Psiquiatra Carl Gustav Jung”.

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v27n1a8

Palavras-chave:

Cristianismo Paulino, Corinto Romana, sabedoria, embate discursivo, autoridade.

Resumo

Este artigo propõe uma análise das estratégias discursivas de Paulo frente aos seus oponentes na Primeira Carta aos Coríntios, por meio das oposições antagônicas que o apóstolo fez da “sabedoria do mundo”, pautada no discurso racional, e da “sabedoria de Deus”, na mensagem redentora da cruz de Cristo. Com auxílio do método genealógico foucaultiano, pretendemos identificar as condições de verdade do discurso do autor, bem como do de seus opositores, a fim de compreender como o apóstolo, utilizando-se de sua autoridade, teria empreendido técnicas de ordenamento e exclusão das práticas discursivas com as quais se deparou na comunidade, separando o que considerou verdadeiro do falso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

MARGIOTTI, Alaína Garcia; OLIVA, Alfredo dos Santos. O EMBATE DISCURSIVO EM TORNO DA SABEDORIA NA PRIMEIRA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA. PHOÎNIX, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 124–140, 2021. DOI: 10.26770/phoinix.v27n1a8. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/45705. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos