DAS VELHAS PRATICANTES DE MAGIA DA LITERATURA LATINA ÀS BRUXAS MÁS DOS CONTOS DE FADAS

Autores

Palavras-chave:

Bruxas, Imaginário, Poesia latina, Contos maravilhosos

Resumo

Com a criação das personagens bruxas do poeta latino Horácio (século I AEC), vemos despontar uma nova tradição literária em relação ao perfil das praticantes de magia: o da mulher velha, pobre e feia. A partir de então, será comum na literatura latina um modelo de bruxas muito diferente das belas e sensuais gregas, como Circe e Calipso, por exemplo. Em relação às feiticeiras latinas, podemos citar ainda: a lena Dipsas de Ovídio (Amores, I, 8); Proselenos, do Satyricon (132-137) de Petrônio; e Ericto, da Farsália (6, 558-559) de Lucano. A partir dessas informações, este texto objetiva perceber a recorrência de um imaginário presente nos contos maravilhosos, onde as personagens feiticeiras se fazem presentes. Analisaremos alguns contos dos irmãos Grimm e de Charles Perrault, material que desempenhou e continua a desempenhar um papel importante no processo de reelaboração do imaginário popular para a figura da bruxa tanto em textos, quanto em obras de arte e em filmes. Buscamos, com isso, mostrar como, independentemente do gênero do praticante em si da magia, temos a construção destas práticas negativas ligadas ao universo feminino desde a Antiguidade.

Biografia do Autor

Flavia Regina Marquetti, LAP - UNICAMP

* Doutora em Letras pela UNESP/campus de Araraquara. Atualmente desenvolve duas pesquisas: junto ao Grupo LINCEU, Visões da Antiguidade Clássica, da UNESP/ campus de Araraquara, cujo tema é uma revisão dos conceitos de mimese e de representação/ficção no teatro, abarcando desde Aristóteles até o teatro contemporâneo; e junto ao Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP) – UNICAMP, na qual propõe um estudo sobre a representação do corpo e do erotismo na arte e na literatura

Semíramis Corsi Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora adjunta do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em
História (PPGH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É coordenadora do Grupo
de Estudos sobre o Mundo Antigo Mediterrânico (GEMAM). ORCID: 0000-0003-4283-
2377. 

Referências

COURTÉS, Joseph. Le Conte Populaire: poétique et mythologie. Paris: PUF, 1986.

DANEAU, L. Traité des danses. Paris: s/ed., 1579.

DUBY, George. Idade Média. Idade dos Homens. Do Amor e outros ensaios. Trad. Jônatas batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

ESPIG, M. J. O conceito de imaginário: reflexões acerca de sua utilização pela História. Textura. Canoas, n. 9, p. 49-56, nov. 2003 a jun. 2004.

GÉLIS, Jacques. O corpo, a Igreja e o sagrado. In: CORBIN, A., COURTINE, J-J.; VIGARELLO, G. (Orgs.). História do Corpo. 1. Da Renascença às Luzes. Tradução Lúcia M. F. Orth. 4.ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2010, p. 19-130.

GRIMAL, Pierre. O século de Augusto. Lisboa: Edições 70, 1992.

LE GOFF, Jacques. O maravilhoso e o quotidiano no ocidente medieval. Tradução António José Pinto Ribeiro. Portugal: Edições 70, 2020.

MARQUETTI, Flávia Regina. Da sedução e outros perigos. O Mito da Deusa Mãe. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

MOURA, Fernanda Messeder. Medeias Latinas. In: SILVA, Semíramis Corsi; BRUNHARA, Rafael; VIEIRA NETO, Ivan. Compêndio Histórico de Mulheres da Antiguidade: a presença das mulheres na Literatura e na História. Vol. I. Goiânia: Tempestiva, 2021, p. 1029-1035.

PELLEGRIN, Nicole. Corpo comum, usos comuns do corpo. In: CORBIN, A., COURTINE, J-J.; VIGARELLO, G. (Orgs.). História do Corpo. 1. Da Renascença às Luzes. Tradução Lúcia M. F. Orth. 4.ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2010, p. 131-216.

PERROT, Michelle. Os Atores. In: PERROT, M. (Org.). História da Vida Privada, vol.4. Da Revolução Frances à Primeira Guerra. Tradução Denise Bottmann e Bernardo Joffily. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 77-282.

POLLARD, Elizabeth. Witch-Crafting in Roman Literature and Art. New Thoughts on an Old Image. In: Magic, Ritual and Witchcraft. University of Pennsylvania Press. Vol. 3, n. 2, 2008, p. 119-155.

RONCIÈRE, Ch. La. A vida privada dos notáveis toscanos no limiar da Renascença. In: DUBY, Georges (Org.) História da Vida Privada 2. Da Europa feudal à Renascença. Tradução Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Leras, 2009. p. 166-312.

SILVA, C. R. C da. Magia Erótica e Arte Poética no Idílio 2 de Teócrito. Tese de Doutorado em Estudos Clássicos defendida na Universidade de Coimbra, 2008.

SILVA, Semíramis Corsi. Canídia e Ságana. In: SILVA, S. C.; BRUNHARA, R.; VIEIRA NETO, I. (Orgs.). Compêndio Histórico de Mulheres da Antiguidade: a presença das mulheres na Literatura e na História. Vol. I. Goiânia: Tempestiva, 2021, p. 1021-1027.

SILVA, Semíramis Corsi. Praticantes de magia. In: SILVA, Semíramis Corsi; BRUNHARA, Rafael; VIEIRA NETO, Ivan. (Orgs.). Compêndio Histórico de Mulheres da Antiguidade: Trajetórias, construções e recepções. Vol. II. Goiânia: Tempestiva (No Prelo).

SPAETH, Barbette Stanley. From Goddess to Hag: The Greek and the Roman Witch in Classical Literature. In: STRATTON, Kimberly B.; KALLERES, Dayana S. (Eds.). Daughters of Hecate: Women and Magic in the Ancient World. New York: Oxford University Press, 2014, p. 41-70.

STRAFACCI, G. O. Os preceitos ovidianos: um estudo de Remedia Amoris. Dissertação de Mestrado em Linguística defendida na UNICAMP, 2016.

STRATTON, K. B. Magic, Abjection, and Gender in Roman Literature. In: STRATTON, K. B.; KALLERES, D. S. (Eds.). Daughters of Hecate: Women and Magic in the Ancient World. New York: Oxford University Press, 2014, p. 152-180.

TEIXEIRA, Gabriel Paredes. Dipsas. In: SILVA, Semíramis Corsi; BRUNHARA, Rafael; VIEIRA NETO, Ivan. Compêndio Histórico de Mulheres da Antiguidade: a presença das mulheres na Literatura e na História. Vol. I. Goiânia: Tempestiva, 2021, p. 1015-1019.

TEIXEIRA, G. P. Venenos, encantamentos e poções: As bruxas nas obras literárias latinas, do século I a.C. ao século II d.C. Dissertação de Mestrado em Letras Clássicas defendida na UFRJ, 2019.

TUPET, A-M. La magie dans la poesie latine. Des origines à la fin du régne d’Auguste. Vol. 01. Paris: Les Belles Lettres, 1976.

WARNER, M. Da fera à loira. Sobre contos de fadas e seus narradores. Tradução Thelma M. Nóbrega. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Downloads

Publicado

2024-06-29

Como Citar

MARQUETTI, Flavia Regina; CORSI SILVA, Semíramis. DAS VELHAS PRATICANTES DE MAGIA DA LITERATURA LATINA ÀS BRUXAS MÁS DOS CONTOS DE FADAS. PHOÎNIX, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 33–56, 2024. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/61390. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ | Antiguidade: recepção e usos do passado