AS CARTAS DE PLÍNIO, O JOVEM: RECEPÇÃO E USOS DOS PASSADO

Autores

  • Renata Cerqueira Barbosa UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Recepção, Usos do Passado, Plínio, O Jovem, Epístolas Plinianas, Erupção do Vesúvio.

Resumo

Os estudos de Recepção e Usos do passado têm sido utilizados como novas ferramentas de análise nos Estudos Clássicos desenvolvidos no Brasil. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo, trazer algumas informações a respeito da utilização das cartas de Plínio, O Jovem, à Tácito, no contexto da erupção do Monte Vesúvio em 79 E.C., bem como, sua recepção e usos nos estudos posteriores ao acontecimento mencionado.

Biografia do Autor

Renata Cerqueira Barbosa, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Renata Cerqueira Barbosa atua na área de História Antiga, História Cultural e Usos do Passado. É doutora em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Assis (Março/2011), possui Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002), Graduação e Especialização em História pela Universidade Estadual de Londrina (1998/1999). Atua no ensino Fundamental e Médio desde 2003 e no ensino superior desde 2000 até Agosto de 2023, como professora colaboradora Adjunta do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina - UEL. É pesquisadora do grupo "Antiguidade e Modernidade: Usos do passado" - CNPQ, do Grupo de Pesquisa "Gênero, Sexualidade e Sociedades" - USC, do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais - Unesp/ Assis, e do "Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem" - LEDI/UEL. Foi Membership na Universidade de Londres em 2009, durante pesquisa de doutorado. O Pós-doutorado foi concluído na Unicamp em abril de 2015. Outro pós-doutorado está sendo realizado na UNESP/Assis, com financiamento do CNPQ. Lecionou como professora conferencista a disciplina de História Medieval II na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Unesp/Assis, (2021). Atualmente, leciona no Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná.

Referências

Documentação

PLINY THE ELDER. Natural History. Edited and translated by Rackham, H., W. H.S. Jones, A. C. Andrews, D.E. Eichholz. Loeb Classical Library Edition. Cambridge: Harvard University Press. 1938-63.

PLINY THE YOUNGER. Letters. Edited and translated by William Melmoth. Loeb Classical Library. Cambridge: Harvard University Press. 1958.

PLINY THE YOUNGER. The Letters of the Younger Pliny. Tradução de: RADICE, B. London: Penguin Books, 1969.

Referências:

BARBOSA, Renata C. “As Mulheres nas Epístolas Plinianas: Exempla Ousadia”. Mythos. Ano IV, Número I, Imperatriz - MA, Jan. – Mar., 2020.

BEARD, Mary. Pompeia: a vida de uma cidade romana. Rio de Janeiro: Record, 2016.

BOURDIEU, P. Outline of a Theory of Practice. Tr. R. Nice. Cambridge, 1977.

DUNN, Daisy. In the Shadow of Vesuvius: A Life of Pliny. London: William Collins, 2019.

CITRONI, Mario (Dir.); CONSOLINO, F. E.; LABATE, M.; NARDUCCI (orgs). Literatura de Roma Antiga. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.

FOSS, Pedar W. Pliny and the Eruption of Vesuvius. London and New York: Routledge, 2022.

FUNARI, Pedro. P. A., GARRAFFONI, Renata S., SILVA, Glaydson J. “Recepções da Antiguidade e usos do passado: estabelecimento dos campos e sua presença na realidade brasileira”. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 40, nº 84, 2020.

HAMILTON, W. Observations on Mount Vesuvius, Mount Etna, and Other Volcanos, in a Series of Letters, Addressed to the Royal Society. 2nd ed. London: Cadell, 1773.

HARDWICK, Lorna, STRAY, Christopher. A Companion to Classical Receptions: Blackwell Companions to the Ancient World: Wiley-Blackwell, 2008.

JONES, Nicholas F. “Pliny the Younger's Vesuvius Letters (6.16 and 6.20)”. The Classical World. Autumn, 2001, Vol. 95, No. 1, pp. 31-48.

KALLENDORF, Craig W. (Org). A Companion to the Classical Tradition. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2007.

MENNITTI, Danieli. As Mulheres não tão silenciosas de Roma: representações do feminino na Literatura Trajânica (Juvenal e Plínio, o Jovem). Dissertação (Mestrado em História). Assi, SP: Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciência e Letras, 2015.

PARKE, H.W. Sibyls and Sibylline Prophecy in Classical Antiquity, edited by B. McGing. London: Routledge, 1988.

SCHEIN, Seth L. “Our Debt to Greece and Rome: Canon, Class and Ideology.” In: HARDWICK, Lorna, STRAY, Christopher. A Companion to Classical Receptions: Blackwell Companions to the Ancient World: Wiley-Blackwell, 2008.

VENTURINI, Renata Lopes Biazoto. “Plínio, o jovem, e a História: eloquência e posteridade”. In: SILVA, G. J. & SILVA, M. A. A ideia de História na Antiguidade Clássica. São Paulo: Alameda, 2017.

Downloads

Publicado

2024-06-29

Como Citar

BARBOSA, Renata Cerqueira. AS CARTAS DE PLÍNIO, O JOVEM: RECEPÇÃO E USOS DOS PASSADO. PHOÎNIX, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 119–134, 2024. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/61865. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ | Antiguidade: recepção e usos do passado