DE CUMAS AO PALATINO
O DEUS APOLO COMO VETOR DE INTERSECÇÃO TEMPORAL NA ÉCFRASE VIRGILIANA
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v29n2a5Palavras-chave:
Eneida, Écfrase, Cumas, Templo de Apolo Palatino, Batalha do ÁcioResumo
Composta entre 29 e 19 a.C. por Publio Virgílio Maro, a Eneida é um valioso testemunho literário sobre as intervenções urbanísticas, operadas por Otávio, em Roma e sobre as novas configurações atribuídas ao culto apolíneo. Apesar de o tempo da ação, na epopeia, estar ancorado no passado heroico, pré-fundacional romano, inúmeras sendas temporais se abrem na narrativa, permitindo aos ouvintes/leitores discernir acontecimentos do passado recente. O presente artigo tem por objetivo analisar as desciptiones poéticas dos santuários de Apolo (Cumas e Palatino), respectivamente situados nos Livros VI e VIII da Eneida, compreendidas como importantes liames de intersecção temporal entre o passado heroico e o tempo do poeta. Busca-se compreender como a écfrase poética dos monumentos, atrelada à narrativa heroica, contribui para a perpetuação da memória triunfal do Ácio e a ideia de destino manifesto.
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