ANTIGUIDADE TARDIA E AS MOEDAS ROMANAS DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

Auteurs

  • Cláudio Umpiere Carlan Universidade Federal de Alfenas

DOI :

https://doi.org/10.26770/phoinix.v30n1

Résumé

O artigo começa com uma descrição da iconografia como documento histórico. A imagem na Antiguidade tinha uma função específica: apresentar a um determinado grupo social, em sua grande maioria analfabeto, algo que representasse a orla do poder. Ela não apenas legitimava um imperador ou rei, funcionava como uma espécie de propaganda política, organização da numismática como disciplina científica no século XIX e XX.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Cláudio Umpiere Carlan, Universidade Federal de Alfenas

Professor Associado 4 de História Antiga e do Programa de Pós Graduação em História Ibérica da Universidade federal de Alfenas, Minas Gerais.

Téléchargements

Publiée

2024-06-29

Comment citer

CARLAN, Cláudio Umpiere. ANTIGUIDADE TARDIA E AS MOEDAS ROMANAS DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. PHOÎNIX, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 21–32, 2024. DOI: 10.26770/phoinix.v30n1. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/62441. Acesso em: 20 mai. 2026.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ | Antiguidade: recepção e usos do passado