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político brasileiro. Intentamos mostrar a relevância desse autor, que muitas vezes é
estudado não em sua profundidade teórica, mas apenas de modo supercial. Darcy
foi/é um intelectual que lutou incansavelmente pela efetivação de uma educação de
melhor qualidade e que ofereceu reexões e proposições aos problemas educacionais.
Algo que nos deixou pensativos durante a escrita deste texto foi a seguinte
constatação: das 335 dissertações já defendidas no PPGED da UEPA, apenas oito
trazem o pensamento de Darcy Ribeiro. Destas, seis trazem Darcy Ribeiro de forma
simples, por meio de notas e citações diretas/indiretas ou por meio da indicação de
um outro autor que critica Darcy Ribeiro; por sua vez, há dois trabalhos que trazem
reexões críticas sobre os estudos de Darcy Ribeiro. A educação na Amazônia carece
de mais estudos e pesquisas sobre Darcy.
Consideramos que cabe, portanto, a quem ler Darcy Ribeiro, anunciar que é
possível uma mudança de paradigma da educação, é possível uma democratização da
educação, uma libertação pela educação, é possível o acesso de todos e a permanência
com êxito dos estudantes em todos os níveis de ensino; e que as barreiras sociais
que agravam a crise da educação no Brasil devem ser consideradas crítica e
cotidianamente.
Referências
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(Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará,
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