Darcy Ribeiro na Amazônia Paraense: análise das pesquisas em um Programa de Pós-Graduação em Educação
DOI:
https://doi.org/10.54833/issn2764-104X.v2i1p120-135Palavras-chave:
Darcy Ribeiro, Amazônia Paraense, Educação.Resumo
Este artigo é oriundo da seguinte problemática: como o pensamento de Darcy Ribeiro vem sendo pesquisado, estudado e discutido na Amazônia brasileira e quais pesquisas no âmbito de um Programa de Pós-Graduação em Educação trazem os pressupostos teóricos de Darcy? O objetivo consiste em: analisar as dissertações que trazem aspectos conceituais embasados em Darcy Ribeiro em um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública do Estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com um corpus constituído de 08 (oito) dissertações de mestrado. Os resultados apontam que as pesquisas na Amazônia Paraense: citam obras de Darcy Ribeiro sem desenvolvê-las; trazem outros autores para criticar Darcy; apresentam Darcy em algumas notas e citações; trazem reflexões críticas sobre os estudos de Darcy Ribeiro. Conclui-se que: a educação na Amazônia, sobretudo na Amazônia Paraense, precisa de mais estudos e pesquisas sobre Darcy.
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