Darcy Ribeiro na Amazônia Paraense: análise das pesquisas em um Programa de Pós-Graduação em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54833/issn2764-104X.v2i1p120-135

Palavras-chave:

Darcy Ribeiro, Amazônia Paraense, Educação.

Resumo

Este artigo é oriundo da seguinte problemática: como o pensamento de Darcy Ribeiro vem sendo pesquisado, estudado e discutido na Amazônia brasileira e quais pesquisas no âmbito de um Programa de Pós-Graduação em Educação trazem os pressupostos teóricos de Darcy? O objetivo consiste em: analisar as dissertações que trazem aspectos conceituais embasados em Darcy Ribeiro em um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública do Estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com um corpus constituído de 08 (oito) dissertações de mestrado. Os resultados apontam que as pesquisas na Amazônia Paraense: citam obras de Darcy Ribeiro sem desenvolvê-las; trazem outros autores para criticar Darcy; apresentam Darcy em algumas notas e citações; trazem reflexões críticas sobre os estudos de Darcy Ribeiro. Conclui-se que: a educação na Amazônia, sobretudo na Amazônia Paraense, precisa de mais estudos e pesquisas sobre Darcy.

Biografia do Autor

Huber Kline Guedes Lobato, Universidade Federal do Pará

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Professor do Magistério Superior (Assistente - I) do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de Língua Brasileira de Sinais - Sexto PROLIBRAS. Tradutor / Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - PROLIBRAS 2010. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Educação Montenegro - FAEM/2010. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - UFPA/2006. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos (GEPESUR) e do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). Tem experiência na área de Ensino-Aprendizagem em Educação Especial, Educação Inclusiva, principalmente em Educação de Surdos. Discute, pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Ensino-Aprendizagem, Tradução/Interpretação de Libras e Enunciado Verbo-Visual na perspectiva de Bakhtin e do Círculo.

Anderson Portal Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestre em ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará; Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Pará; Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade do estado do Pará; Professor Efetivo do Instituto Federal do Pará - IFPA 

João Colares da Mota Neto, Universidade do Estado do Pará

Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e à Licenciatura em Pedagogia. Realizou investigações de pós-doutoramento na Universidad de Sevilla e na Universidad de Málaga, Espanha, onde também atuou como professor visitante. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com Doutorado Sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela UEPA. Desenvolve pesquisas nas áreas da Educação Popular, dos Estudos Culturais, Pós-Coloniais e Decoloniais. Atualmente, exerce a função de Coordenador de Relações Internacionais da UEPA. Coordena a Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia. Participa dos grupos de pesquisa "Núcleo de Educação Popular Paulo Freire", na UEPA; "José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-Americano", na UFPA; e "Educação Intercultural e Movimentos Sociais", na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Integra a coordenação da Rede Internacional de Educação Popular Diálogos com África e é membro do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL). É sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES).

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Publicado

2022-12-14

Edição

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Artigos