Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, no idioma apresentado, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

a) Artigos
  1. O(s) nome(s) dos(as) autores(as) omitidos ao longo do texto (requisito para análise duplo-cego). Em arquivo (word) a parte, os autores se identificarão por seus nomes, endereço eletrônico, curriculum vitae resumido, link do lattes (quando houver) e ORCID;
  2. Ineditismo na língua apresentada (português, espanhol ou inglês), não sendo avaliado para publicação por outro periódico;
  3. O arquivo em formato Word, espaço 1,5, fonte 12 Times New Roman. Notas de rodapé ao longo do texto, em fonte 10, Times New Roman, espaço simples e alinhadas a partir da segunda linha. Texto com os limites de aproximadamente 35 mil a 70 mil caracteres com espaços;
  4. O título do artigo, com 110 caracteres no máximo, em caixa alta e baixa, ou seja, primeira letra em maiúscula e as demais em minúscula, excetuando-se as de ligação, em minúscula, fonte 14, times new roman e negrito. Deve estar nos idiomas português, espanhol e inglês.
  5. O resumo em português, espanhol e em inglês não deverá ultrapassar 800 caracteres em cada língua e deverá conter de 3 a 6 palavras-chave;
  6. Recomenda-se náximo de 3 autores(as), casos excepcionais poderão ser avaliados. Ao menos 1 autor (a) com doutorado ou experiência equivalente.. 
  7. Referências ao final do artigo em ordem alfabética, contendo apenas as obras que tenham sido referidas ao longo do texto, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  8. Seguir as normas e regras acadêmicas fundamentais da ética em publicação, não utilizando plágio ou ferindo direitos autorais.
  9. Deve ser utilizado o Editor Word for Windows, OpenOffice ou RTF, seguindo a configuração: fonte Times New Roman tamanho 12, papel tamanho A4, espaço interlinear de 1,5 cm, margens esquerda e superior com 3,0 cm e direita e inferior com 2,0 cm.

b) Resenhas

  1. O nome do (a) autor(a) omitido ao longo do texto (requisito para análise duplo-cego). Em arquivo (word) a parte, os autores se identificarão por seus nomes, titulação, instituição (quando houver) e endereço eletrônico e ORCID;
  2. Ineditismo na língua apresentada (português, espanhol ou inglês), não sendo avaliado para publicação por outro periódico;
  3. O arquivo em formato Word, espaço 1,5, fonte 12 Times New Roman. Notas de rodapé, ao longo do texto, em fonte 10 Times New Roman. Texto com os limites de aproximadamente 9 mil a 14 mil caracteres com espaços;
  4. O título da resenha, com 90 caracteres no máximo, em caixa alta e baixa, ou seja, primeira letra em maiúscula e as demais em minúscula, excetuando-se as de ligação, em minúscula;
  5. Título em português, espanhol ou inglê
  6. Máximo de 1 autor(a). Ao menos mestre ou experiência equivalente
  7. Seguir as normas e regras acadêmicas fundamentais da ética em publicação, não utilizando plágio ou ferindo direitos autorais.

 

c) Endereço eletrônico de submissão

https://revistas.ufrj.br/index.php/reoriente/user/register

 d) Editor

Deve ser utilizado o Editor Word for Windows, OpenOffice ou RTF, seguindo a configuração: fonte Times New Roman tamanho 12, papel tamanho A4, espaço interlinear de 1,5 cm, todas as margens com 2,5 cm.

e) Citações e referências (bibliografia)

As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data. No corpo do texto (grafia normal para nomes próprios e, ao citar pela primeira vez o autor/a colocar o nome completo, após somente o nome de citação).

Citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual a do texto.

Exemplo: Segundo Andre Gunder Frank (1998, p. 167), “All of these world and regional [...]”; entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: “All of these world and regional [...]” (FRANK, 1998, p. 167).

Citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto, fonte 10, recuada em 4 cm letra igual a utilizada no texto, com aspas e espaçamento simples.

Exemplo:

“O valor da força de trabalho está determinado pelo tempo de trabalho necessário à manutenção não só do trabalhador adulto individual, mas do núcleo familiar. Ao lançar no mercado de trabalho todos os membros da família do trabalhador, a maquinaria reparte o valor da força de trabalho do homem entre sua família inteira (MARX, 2013, p.468).”

 

– Para fins de sistematização da Reoriente, utilizar somente o itálico como recurso tipográfico.

Exemplos de referências

– Livros (obra completa)

MARTINS, Carlos Eduardo. Dependency, Neoliberalism and Globalization in Latin America. Series: Studies in critical social sciences, 1877-2110; volume 150. Leiden; Boston: Brill, 2020.

– Capítulo (volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor próprio)

SILVER, Beverly J.; SLATER, Eric.  As origens sociais das hegemonias mundiais (p: 161-225). In: ARRIGHI, Giovanni; e SILVER, Beverly J (org.). Caos e Governabilidade no moderno sistema mundial. Tradução: Vera Ribeiro. Contraponto/Editora UFRJ – Rio de Janeiro, 1999.

Legislação (meio eletrônico com link acessível)

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 13 jan. 2021.

Revista

OSORIO, Jaime. Sobre superexploração e capitalismo dependente. Revista Caderno CRH, v. 31, n. 84, p. 483-500, set/dez. 2018.

– Jornais

FERNANDES, Anïs. “Não sabemos tudo da CoronaVac, mas tudo que sabemos é bom” Jornal Valor Econômico, São Paulo, 13 Jan, 2021. Disponível em: <https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/01/13/nao-sabemos-tudo-da-coronavac-mas-tudo-que-sabemos-e-bom-afirma-infectologista.ghtml> Acesso em: 13 jan. 2021.

f) Gráficos e tabelas

Devem ser enviados separados do arquivo do texto, numa versão em preto e branco e dentro das margens revista, indicando o lugar de sua inclusão no texto.

Entrevistas

Entrevista com autores de referência nos temas de analise escolhidos pela Reoriente

Artigos

A revista selecionará artigos que desenvolvam o pensamento crítico e proporcionem avanços no estado da arte do conhecimento sobre o marxismo, a dependência, os sistemas-mundos,o imperialismo,  a crítica à civilização capitalista, a colonialidade do poder, os processos emancipatórios e a economia política das relações internacionais, respeitadas as condições de submissão.

Resenhas e homenagens

A Reoriente aceitará resenhas de livros que avancem no estado da arte do conhecimento sobre os temas que prioriza. Aceitará também homenagens a autores com destacada contribuição para o marxismo, as teorias do imperialismo, da dependencia, as análises do sistema-mundo, da colonialidade do poder, a crítica à civilização capitalista, a economia política das relações internacionais e os processos emancipatórios. Em ambos os caos deverão ser observadas as condições de submissão

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.