Avaliação do comportamento de misturas asfálticas recicladas a quente com inserção de material fresado
Abstract
Este trabalho tem por objetivo avaliar a técnica da reciclagem a quente em misturas asfálticas com relação àspropriedades mecânicas, a fim de verificar a adequabilidade de seu emprego na substituição de material
granular virgem por material reciclado do pavimento (fresado) em diferentes porcentagens, visando sua
aplicação em camadas de pavimento. Para atingir este objetivo, foram realizados ensaios laboratoriais a fim
de avaliar misturas contendo 10%, 20% e 30% de adição de fresado, comparadas a uma mistura de referência
sem adição do agregado reciclado. Para avaliação de rigidez foram realizados ensaios de módulo de
resiliência (MR) e módulo dinâmico uniaxial. Além destes, foram realizados ensaios de resistência à tração
indireta (RT) e Flow Number (FN) para avaliação de resistência mecânica e, também, ensaios de dano por
umidade induzida, através do Lottman Modificado, e desgaste no ensaio Cântabro, para avaliação das
propriedades de adesividade e coesão das misturas, respectivamente. Através da análise dos resultados foi
possível verificar uma importante economia do teor de ligante adicionado, visto que o material fresado
contém ligante envelhecido e, assim, a redução de ligante novo variou de 12,9% até 35,7% para misturas com
10% e 30% de material reciclado, respectivamente. O experimento indicou que a adição de fresado em
misturas asfálticas afeta o módulo e aumenta a rigidez das misturas; o ensaio de FN mostrou o ganho de
resistência à deformação permanente das misturas, bem como não houve problemas significativos de
desgaste e de adesividade, ou seja, as perdas encontradas são insignificantes e não comprometem a utilização
deste material.
Palavras-chave: reciclagem a quente; fresado; módulo dinâmico.
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Published
2019-03-13
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Artigos
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