Efeito da temperatura no comportamento mecânico de misturas asfálticas com agregados sinterizados de argila calcinada (ASAC)
Résumé
Avaliou-se a influência da variação de temperatura no comportamento mecânico de misturas asfálticas com o agregado sinterizado de argila calcinada (ASAC), o qual foi utilizado como substituto ao seixo, em razão da carência regional de material pétreo. Participaram também da composição betuminosa, o ligante asfáltico CAP 50/70, comercializado no território amazonense; o cimento Portland CP II-Z-32, na condição de fíler; e três tipos de areia, os quais representaram o agregado miúdo, um deles oriundo da produção do ASAC e dois naturais, provenientes dos municípios de Manaus e Coari (AM). A granulometria da mistura seguiu o método de Bailey, com o fito de propiciar um melhor intertravamento das partículas. Examinou-se o comportamento mecânico em diferentes temperaturas, por meio dos ensaios de Resistência à Tração (RT), Módulo de Resili-ência (MR) e Vida de fadiga. Os resultados mostraram, em geral, desempenho superior das composições as-fálticas com os agregados de argila, em comparação às formulações com o agregado natural, dentro do inter-valo de temperatura de 25 a 60ºC.
Palavras-chave: agregado sinterizado de argila calcinada, misturas asfálticas, resistência à tração, módulo de resiliência, vida de fadiga.
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