A Influência da Distribuição dos Juros sobre o Capital Próprio no Cálculo do Valor das Ações para Diferentes Investidores -- O Caso das Entidades Fechadas de Previdência Complementar

Jaime Rogério Gomes Rangel, Raimundo Nonato Sousa da Silva

Resumo


A metodologia de avaliação de ações tem como princípio um conceito bastante simples - uma ação vale o valor presente dos fluxos de caixa futuros, descontados à uma taxa que represente o risco dessa ação. No entanto, tal modelo foi desenvolvido tendo como base os princípios contábeis americanos que, em alguns pontos, diferem daqueles utilizados na contabilidade brasileira. Um exemplo dessa diferença é que no Brasil, além dos dividendos, os acionistas podem participar dos lucros das companhias investidas por meio dos Juros Sobre o Capital Próprio - JSCP, que possui como principal vantagem a possibilidade de redução da carga tributária das companhias que utilizam tal instituto contábil, podendo gerar assim o aumento do valor das suas ações. No entanto, a influência da utilização do JSCP depende, dentre outros fatores, da natureza tributária dos investidores dessas companhias. Como forma de mensurar tal influência e utilizando o caso concreto da Tractebel Energia S/A o trabalho visa comparar o valor de suas ações caso fosse distribuído dividendos, JSCP para investidores pessoa física e JSCP para Entidades Fechadas de Previdência Complementar -- EFPC, enfatizando a conclusão sob a ótica das EFPC por se tratar de investidor onde a geração de valor mostra-se relevante, além de serem importantes acionistas de empresas brasileiras.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v2i1.13121

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.