Interdisciplinaridade: Um Estudo das Grades Curriculares dos Cursos de Graduação das Instituições de Ensino Superior que Oferecem Cursos de Graduação e Mestrado em Contabilidade

Ilírio José Rech, Leidimar Cândida dos Santos, Ivone Pereira Vieira

Resumo


A interdisciplinaridade aplicada no ensino da contabilidade pode provocar a superação das barreiras existentes entre as disciplinas, suas fronteiras e limitações, modificando o saber tradicional que subdivide as áreas do conhecimento. Uma das formas de interdisciplinaridade pode ser verificada no relacionamento entre as disciplinas que são ministradas em determinado período de ensino. Porém, dependendo da estruturação das grades curriculares esta pode favorecer um maior grau de relacionamento entre as disciplinas proporcionando a interdisciplinaridade. Nesse sentido, este artigo verifica a presença de características interdisciplinares a partir da análise do grau de relacionamento entre as disciplinas das grades curriculares dos Cursos de Graduação em Contabilidade no Brasil oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES). As grades curriculares analisadas são das IES que oferecem o Curso de Graduação e de Mestrado em Contabilidade perfazendo um total de 12 grades. A metodologia utilizada é a pesquisa exploratória e bibliográfica. O estudo contribui como instrumento para análise da aplicação dos conceitos de interdisciplinaridade nos cursos de Ciências Contábeis do sistema de educação superior no Brasil. A análise revela que as grades das IES apresentam baixo nível de relacionamento não podendo ser classificadas como interdisciplinares. Estas podem ser apenas caracterizadas como multidisciplinares, pluridisciplinares e de disciplinaridade cruzada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v2i2.13129

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.