Análise da Adequabilidade do Balanced Scorecard a um Plano Estratégico: Estudo de Caso em um APL - Arranjo Produtivo Local.

Carlos Alberto Kühl, João Bosco Arbués Carneiro Júnior, Josemar Ribeiro de Oliveira

Resumo


Este artigo analisa a adequabilidade de um plano estratégico de um Arranjo Produtivo Local (APL) ao Balanced Scorecard (BSC). Para fundamentar os conceitos contidos neste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa documental para levantar os dados do plano estratégico do APL. O objetivo geral foi o de verificar se os indicadores de desempenho elaborados para o APL podem ser adaptados na estrutura do BSC. para se atender ao objetivo geral foram propostos os objetivos específicos que são: apresentar os indicadores pelo APL, verificar quais desses são absorvidos pela metodologia do BSC e identificar quais os aspectos da metodologia não são abordados. Concluiu-se que os indicadores podem ser adaptados, porém encontram-se incompletos em algumas perspectivas e totalmente inexistentes na perspectiva dos clientes. Verificou-se também a abrangência e a utilidade do BSC como ferramenta de gestão. As reflexões contidas neste trabalho levam a recomendação da utilização do BSC, tendo em vista a abrangência e a utilidade proporcionada por essa ferramenta de gestão.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v3i2.13154

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.